segunda-feira, 24 de agosto de 2009

a cantora antropomórfica - proposta de encenação

A cena se instaura num ambiente minimalista. Dois atores a partir dos seus corpos, gestos e ações físicas, trazem o maior despojamento possível para a cena, servindo-se para isso de apenas duas cadeiras, um aparelho de som e dispositivos cênicos que estão acoplados ao figurino.
As duas cadeiras e o aparelho de som que compõem o cenário, são movimentados pelos atores na execução de suas partituras cênicas, incluindo nisso a sonoplastia. Com exceção da luz, que é pensada como geradora de tensões climáticas, tudo surge da cena e para a cena.
Por dispositivos cênicos entendemos os diversos objetos que são utilizados pelo personagem em cena, tais como: óculos escuros, cigarros, aparelho de chá, comidas, e outros. São matrizes geradoras, ou seja, possuem expressão em si e participam ativamente do ato dramático.
O texto impulsiona movimentos e ações. Não fora pensado a priori como texto dramático, mas foi ganhando forma através de relatos pessoais dentro de um projeto colaborativo. Atores, direção e dramaturgia trabalham juntos pensando em teatro como o lugar da experiência existencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário